Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (24 Dezembro)

28.12.2022

Escrito por: Bankinter Portugal

 

Eurostoxx 50 +2,5%), considerando o fraco início da segunda-feira, com a incidência do vírus ainda a aumentar a nível mundial, novas restrições em alguns países europeus e a recuperação dos rendimentos das obrigações (T-Note +9bp para 1,49% e Bund +13bp para - 0,249%). Isto é explicado por: 

1 - Melhoria de expectativas relativamente ao vírus: (i) a África do Sul começa a ver uma queda nos casos de Omicron; (ii) há agora provas de uma decorrelação entre os casos do vírus e as hospitalizações. A Omicron tem um risco de hospitalização 80% inferior às variantes anteriores, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas da África do Sul; (iii) Moderna e Astrazeneca confirmam que a sua vacina é eficaz contra a nova variante; e (iv) a FDA aprova os medicamentos Pfizer e Merck para a prevenção e tratamento da COVID-19, com uma eficácia de até 90%. 

2 - O Consumo continua forte, especialmente nos EUA, onde a Confiança do Consumidor sobe para 115,8 pontos em Dezembro (contra 111,0 estimados e 111,9 anteriores), as previsões da “Holiday Season” melhoram para +11,5% (NRF) e os problemas nas cadeias de abastecimento diminuem. Biden anuncia que os inventários estão a 90% e que não haverá problemas de abastecimento na campanha de Natal, após reunião com os principais operadores logísticos (FedEx, UPS, U.S. Postal...). 

Entramos na última semana do ano, que será caracterizada por volumes baixos e notícias escassas. O objectivo será consolidar níveis próximos de máximos históricos(S&P500 e Stoxx600). Na frente macro, destacaremos apenas os Preços das Casas dos EUA, que manterão fortes taxas de crescimento em Dezembro. No total, fechamos um ano muito positivo para bolsas (S&P500 +25% e Eurostoxx-50 +20%), sendo a China o único dos principais mercados em negativo (CSI300 -5%).

 

Abrir Conta