Cinco tendências tecnológicas que estão a mudar as nossas vidas

Cinco tendências tecnológicas que estão a mudar as nossas vidas

08.02.2024

Escrito por: Ideias que Contam

Do simples email ou rede social, à mais poderosa ferramenta de inteligência artificial (IA), impressão 3D ou realidade aumentada, a tecnologia faz parte do dia a dia e já é difícil viver sem ela. Saiba o que esperar destas inovações e de que forma podem mudar o mundo.

Inteligência Artificial (IA)

Um estudo recente do GroupM, grupo de investimento de media da multinacional WPP, revela que 70% dos portugueses utiliza a inteligência artificial no seu dia a dia. Uma percentagem que não surpreende se tivermos em conta que a IA está presente em várias tarefas diárias sem que muitos se apercebam. 

 

Aplicações de reconhecimento de voz, como o assistente da Google ou a Siri da Apple, ferramentas de tradução automática, ou até as versões mais recentes dos motores de pesquisa são disso exemplo. No entanto, muitos dos inquiridos no estudo do GroupM não teriam a mesma perceção da tecnologia mais célebre no ano que agora terminou não fosse o ChatGPT, a aplicação mais reconhecida pela população (93%), e um fenómeno de popularidade que abriu as portas a uma democratização e massificação desta tecnologia. Depois de ter atingido 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses no final de 2022, o ChatGPT foi também, em 2023, o artigo mais visitado na Wikipédia, com mais de 50 milhões de visitas. 

Mas mais do que ser uma tecnologia reconhecida pelo seu potencial, a IA é igualmente considerada uma das dez mais promissoras pelo impacto que terá no mundo até 2030, segundo o Fórum Económico Mundial. A sua utilização é cada vez mais evidente em áreas como a saúde, a indústria, a ciência e, até, a agricultura, agilizando decisões através de uma capacidade sobre-humana de análise de dados. Redução de custos para as empresas, poupança de tempo e melhor e mais rápido acesso a informação são algumas das vantagens apontadas a esta tecnologia.

No entanto, e apesar da IA ser uma das tecnologias mais transversais e de suporte a um conjunto de outras ferramentas tecnológicas, há outras cujo impacto poderá ajudar a mudar o mundo como hoje o conhecemos. Com a IA à cabeça, conheça outras quatro tecnologias que irão liderar o mundo na próxima década. 

Internet das coisas (IoT)

Não é uma tecnologia nova, mas consegue ter impacto em muitas áreas distintas. Trata-se de um sistema que liga múltiplos dispositivos, que comunicam entre si através da internet e que partilham dados em tempo real. Otimização de processos, melhor alocação de recursos e mais segurança estão entre as suas principais vantagens. Com a evolução desta tecnologia, mais do que apenas as empresas, também as pessoas poderão retirar mais partido da sua utilização.

 

Robótica

A primeira cirurgia 5G, realizada em 2022, permitiu que dois médicos, separados por milhares de quilómetros, concretizassem uma cirurgia com recurso à robótica e com a ajuda da tecnologia de realidade aumentada. Mas este é apenas um exemplo da utilização da robótica no sector da saúde e do potencial que tem de melhorar a eficiência também na indústria ou na segurança, na exploração espacial ou em ações de resgate em catástrofes. Os robôs domésticos são igualmente uma realidade em crescimento, com impacto na qualidade de vida das pessoas, deixando-as libertas para tarefas menos rotineiras. O apoio a idosos é outra das áreas em que a robótica pode ter um papel importante. 

 

Realidade virtual (VR) e aumentada (AR)

Muito associadas a jogos, estas tecnologias têm vindo a ganhar relevância em aplicações mais empresariais, mas com impacto real na vida das pessoas. A saúde é, uma vez mais, uma das áreas que pode beneficiar destas tecnologias, permitindo o apoio a cirurgias, mas muito útil também na monitorização de pacientes à distância ou em telemedicina. 

 

Quer a VR como a AR criam experiências imersivas que permitem apresentar ambientes virtuais criados a partir de informações reais. Esta capacidade é igualmente útil no design de produtos, por exemplo, na indústria, permitindo retificar imperfeições sem necessidade de produzi-los, na educação, transportando virtualmente os alunos a outros tempos na história ou na ciência, ou no turismo, através de experiências imersivas e criativas. 

Impressão 3D e 4D

Através de um modelo digital, a impressão 3D permite criar objetos de diferentes materiais. Usada desde a construção civil à indústria automóvel ou aeroespacial, passando pela saúde, esta tecnologia contribui para uma maior eficiência na criação de produtos, mas também uma personalização, por exemplo, na criação de próteses adaptadas a cada paciente. A utilização de tecidos humanos permite criar enxertos de pele para cirurgias e, no futuro próximo, contribuirá para a criação de órgãos humanos para transplantes. 

 

A sua evolução – impressão 4D – permitirá ir mais longe, criando objetos que podem transformar-se ao longo do tempo. Através da utilização de materiais “inteligentes”, esta tecnologia permitirá, por exemplo, que na construção civil os materiais possam ajustar-se e adaptar-se às alterações climáticas, sem necessidade de obras.