Cartões perdidos ou roubados

SEGURANÇA NA INTERNET

Segurança na utilização dos Cartões Bancários

Proteja o seu PIN

• Não utilize os seus dados pessoais ou combinações que possam ser facilmente identificáveis no momento de seleção do seu PIN;
• O PIN do seu cartão é pessoal e intransmissível. Nunca o revele a terceiros;
• Memorize o seu PIN e não o registe em nenhum local;
• Proteja o seu PIN não permitindo que terceiros o consigam captar;
• Proceda à alteração do seu PIN sempre que suspeite de uma situação anómala;
• No momento de marcação do PIN, deve garantir que o faz em privacidade.

Cuidados a ter na utilização

• Assine a parte de trás dos seus cartões assim que os receba e guarde-os num local seguro;
• Evite entregar o seu cartão a terceiros para efetuar pagamentos. Com o pagamento por aproximação (contactless), pagar ficou mais fácil e ainda contribui para impedir que outra pessoa tenha contacto com seu cartão;
• Verifique a data de validade do seu cartão e ligue-nos de volta se não rececionou um novo no momento adequado;
• Ao pagar, após confirmar o valor e introduzir o código secreto, não permita que repitam a operação sem que no terminal apresente uma mensagem de que a tentativa foi anulada ou mal sucedida. Exija sempre um comprovativo da compra;
• Com as carteiras digitais, é possível ter um nível de proteção adicional, uma vez que é necessária a autenticação biométrica ou o código de autenticação para confirmar as transações;
• Consulte com regularidade os movimentos da sua conta bancária.

Na ATM – Caixa Multibanco

• Se notar que a ATM ou o Terminal de Pagamento apresenta algo de invulgar ou está vandalizado, não o utilize;
• Evite a utilização da ATM se indivíduos suspeitos estiverem nas imediações;
• Não deixe que ninguém o distraia na utilização da ATM, em nenhum tipo de situação;
• Contacte a Linha de Apoio através do +351 210 54 80 00*, ou dirija-se a uma agência se o seu cartão ficar retido inesperadamente na ATM.

Compras na internet

Utilize um computador ou dispositivo móvel que esteja protegido com um software de segurança atualizado:

• Confira a idoneidade do comerciante previamente à partilha dos dados do seu cartão na internet ou pelo telefone;
• Introduza apenas os seus dados do cartão em sites seguros – verifique que o endereço do site do comerciante começa por “https” e que existe um cadeado cerrado na barra de endereço;
• Evite introduzir os seus dados de cartão em computadores públicos ou partilhados;
• Efetue sempre o logout nos respetivos sites após realizar a operação de compra e guarde o e-mail de confirmação da mesma.

Previna-se antes de viajar

• Antes de viajar, garanta que tem acesso ao número dos seus cartões e/ou o número(s) da(s) conta(s) à qual tem associado o(s) cartão(ões). Estes dados são imprescindíveis para o cancelamento dos seus cartões em caso de perda ou roubo;
• Sempre que necessário, pode consultar essa informação em bankinter.pt ou através da App Bankinter Portugal, basta que tenha acesso a uma rede WI-FI ou a dados móveis;
• Leve um outro cartão ou um meio de pagamento alternativo de forma a não se encontrar dependente de um único meio de pagamento, e guarde-os em locais diferente;
• Nas transações presencias privilegie sempre a validação da transação com PIN. Caso o comerciante lhe dê a opção de validação por assinatura ou banda magnética, questione sempre quanto à possibilidade de confirmar a transação com PIN;
• No momento de marcação do código secreto (PIN), deve garantir que o faz em privacidade;
• Guarde uma cópia do recibo de pagamento e verifique os seus extratos cuidadosamente quando regressar.

O que fazer se for roubado ou perder os cartões?

• No caso de perder ou lhe roubarem os seus cartões, deve contactar o mais rapidamente possível o Bankinter ou a SIBS para pedir o imediato cancelamento dos mesmos. Para facilitar a notificação, tenha consigo o número do seu cartão e/ou o número da conta à qual tem associado o cartão;
• No caso de roubo ou furto deve igualmente apresentar uma queixa junto das autoridades do país onde se encontra.

Quem deve contactar para cancelar o cartão

Tenha consigo os contactos que lhe permitem solicitar o cancelamento do seu cartão:

Linha de Apoio Bankinter: +351 210 54 80 00*, disponível 7 dias/semana das 8h às 20h.
Linha de Apoio SIBS, através dos números: 808 201 251* ou +351 217 918 780*, disponível 24 horas.

*Chamada para a rede fixa nacional. O custo da chamada depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.