NOVA DIRETIVA COMUNITÁRIA

Autenticação Forte

Autenticar Operações

Conheça as novas regras para pagamento das suas compras online.

As novas regras de “Autenticação Forte” (Strong Customer Authentication – SCA na sigla inglesa) para pagamentos de compras online com Cartão já entraram em vigor.

No dia 31 de dezembro de 2020, entraram em vigor as novas regras de “Autenticação Forte” para pagamento das compras online via Cartão, conforme estabelecido no Regime Jurídico dos Serviços de Pagamento e da Moeda Eletrónica (Decreto-Lei n.º 91/2018, de 12 de novembro), que transpôs para o ordenamento jurídico nacional a Diretiva (EU) 2015/2366, de 25 de novembro (“DSP2”) relativa aos serviços de pagamento no mercado interno, e no Regulamento Delegado (UE) 2018/389 da Comissão, de 27 de novembro, e que visam garantir maior segurança aos Consumidores.


Agora para concretizar as suas compras online com sucesso ser-lhe-á solicitada uma validação de segurança adicional, uma vez que os dados do Cartão (número do Cartão, data de validade e código CVV/CVC) deixarão de ser considerados elementos suficientes para o procedimento de validação.

Sublinhamos a importância da atualização do seu contacto de Telemóvel junto do Bankinter, bem como a adesão à respetiva App, para que possa continuar a realizar os seus pagamentos com Cartão em comércio online.

Com as novas regras de “Autenticação Forte” os Consumidores passam a realizar a validação do pagamento das suas compras (incluindo cartões MB NET) através da App Mobile Bankinter, se for Cliente Particular / Cliente Empresa, ou da App MB WAY, se for Beneficiário de Cartão Cliente Empresa sem Conta Particular no Bankinter*.

O que é necessário?
Para que seja possível realizar compras online com SCA, terá de:

- Ter o seu número de telemóvel devidamente atualizado junto do Bankinter
- Ter o acesso aos canais diretos Bankinter (para Clientes Particulares e Empresas)
- Fazer o download da respetiva App no seu smartphone

Como se processa uma compra online com este novo processo de autenticação?
Efetue a sua compra, siga os passos para o pagamento e insira os dados do seu cartão. Caso o Comerciante tenha implementado sistema de autenticação 3D Secure:

- Receberá uma notificação na App no seu telemóvel;
- Entre na App e confirme a operação;
- Regresse ao site do Comerciante e selecione “Continuar” para concluir a compra. E já está!

 


Garanta o registo da respetiva App e pague as suas compras online com total segurança.

Para mais informações sobre Crédito aos Consumidores consulte o Portal do Cliente Bancário e o Portal Todos Contam.

Novas Regras Autenticação Forte em comércio online

Para conhecer em detalhe as novas regras convidamo-lo a ver o vídeo que explica o processo de validação de segurança na App Mobile Bankinter. Simples e rápido!

Fácil! ;)

O que é e como funciona a autenticação forte nos pagamentos de compras online?

As novas regras de autenticação de compras online, carece pelo menos de dois elementos pertencentes às seguintes categorias: posse (algo que eu tenho, como uma notificação recebida no telemóvel), conhecimento (algo que eu sei, como um PIN ou um código de acesso) e inerência (algo que eu sou, como os dados biométricos), como elementos de identificação dos consumidores. Os dois elementos têm de pertencer a categorias diferentes. Os dados dos cartões, como o número ou o código CVV/CVC deixam de ser considerados fatores de autenticação suficiente.

Quais são as vantagens das novas regras de autenticação forte?

As novas regras reforçam a segurança das suas compras online. No caso em que o prestador dos serviços de pagamento opte por não aplicar a autenticação forte, o utilizador não poderá ser responsabilizado caso a operação de pagamento seja incorretamente executada.

Mas o que muda afinal nos pagamentos de compras online?

A validação das compras online passará a ser efetuada na App Bankinter Portugal. Durante um período de transição, alguns comerciantes poderão ainda não ter atualizado os seus serviços e manter-se-á a validação por SMS, mas em breve todos os seus pagamentos online serão validados a partir da nossa App.

Como se processa uma compra online com este novo processo de autenticação?

Certifique-se de que está num site de um comerciante que implementou o sistema de autenticação 3D Secure. Efetue a sua compra, siga os passos para o pagamento e insira os dados do seu cartão. Depois recebe uma notificação na App Mobile Bankinter no seu telemóvel. Selecione a notificação, entre na App e aceite, ou rejeite, a operação.

O que preciso fazer?

Ter o número de telemóvel devidamente atualizado junto do Bankinter Fazer o download da App Mobile Bankinter Ter as Notificações da App Mobile Bankinter ativas no seu telemóvel

Porque não estou a receber as notificações de autenticação no meu telemóvel?

Verifique que tem o seu utilizador e password de acesso ao Homebanking, a sua App instalada e as Notificações ativas. Se mesmo assim não recebe notificações, por favor contacte a Linha de Apoio ao Cliente para que o possamos ajudar.

A notificação para a autenticação da compra mantém-se ativa por quanto tempo?

A notificação mantém-se ativa por 4 minutos. Após este tempo terá de efetuar novamente a compra e reiniciar o processo.

Vou ter de autenticar todas as transações online na minha App?

Não, aplicam-se exceções dependendo do risco da transação e para algumas transações recorrentes ou de comerciantes específicos e seguros, nomeadamente em casos de transações inferiores ou iguais a 30 euros.

Roubaram-me o telemóvel. Podem terceiros fazer compras e autenticá-las?

Não, o processo exige que se identifique através de user e password (ou face id ou touch id, consoante o seu equipamento), pelo que, se as suas credenciais de acesso à App / Homebanking Bankinter não tiverem sido comprometidas, não existe qualquer risco.

Fiz várias transações de baixo valor e apenas recebi uma das Notificações, porquê?

As transações de valor inferior ou igual a 30 euros não carecem de autenticação forte. No entanto, aplicam-se limites de transações consecutivas (5 transações ou 100 euros), a partir dos quais, por razões de segurança, solicitaremos autenticação forte para sua segurança.

Sou obrigado(a) a ter um smartphone para utilizar a App Mobile Bankinter?

A App pode ser instalada igualmente num tablet.

Se desligar as notificações push nas definições da App Mobile Bankinter deixo de receber as notificações para autenticar as compras online?

Não, estas notificações serão sempre recebidas no dispositivo do Cliente.

Se desligar as notificações push no meu dispositivo para a App Mobile Bankinter deixo de receber as notificações para autenticar as compras online?

Sim. Para que consigamos enviar as notificações para o seu dispositivo, deverá ter as Notificações da App Mobile Bankinter. Contudo, pode sempre entrar na sua App, selecionar o Menu “Autenticação de Compra Pendente” e aceitar ou rejeitar a transação. Mas não se esqueça, tem apenas uns minutos para o fazer.